Quantas Pessoas são Precisas para Completar a Minha Pesquisa?

Essa é uma questão importante! E a SurveyMonkey tem a resposta na forma de uma tabela bem prática. Para usar a tabela faça duas questões para si próprio:

  1. Quantas pessoas existem na sua população?
  2. Quão reais ou representativos deverão os seus resultados ser?

Pensamos que a resposta à primeira questão seja fácil. No entanto, a resposta à segunda merece um maior cuidado e análise.

Pense da seguinte forma: quanto mais próxima da sua população estiver a sua amostra, mais representativos ou reais serão em princípio os seus resultados. No seguimento desta ideia irá reparar que o tamanho da amostra recomendada na tabela diminui à medida que a sua tolerância pela falta de exatidão – ou erro – aumenta.

 

Exemplo prático

Imagine que está interessado em saber quantas pessoas na sua região (região com 10.000 pessoas) são a favor de um dia de escola mais longo, e está disposto a aceitar uma margem de erro de mais ou menos 5%. Como a tabela recomenda, questiona 385 pessoas e descobre que 70% dos respondentes são a favor de um dia de escola mais longo. Aceitando uma margem de erro de 5%, é possível afirmar que, caso tivesse questionado todas as pessoas na sua região, a percentagem de pessoas a favor de um dia de escola mais longo estaria entre 65%-75%, pois o valor total seria proporcional à amostra de 385.

E se esse intervalo (65%-75%) for muito grande? E se precisar de ser mais exato? Bem, então precisará de mais pessoas. Usando a tabela anterior e assumindo uma população de 10.000 pessoas precisaria de 1000 respondentes para uma margem de erro de 3%.

Quantas pessoas devo convidar para responder ao meu questionário?

A tabela recomenda o tamanho da amostra que precisará. Atenção! Ela não recomenda o número de pessoas com quem deve compartilhar o seu questionário.

Se por exemplo precisar de 100 respondentes e espera que 25% das pessoas convidadas a responder ao questionário realmente respondam, então precisará enviar o seu questionário a 400 pessoas (100 respondentes a dividir por 0.25 (taxa de resposta) = 400 convites).

Se não tem ideia de quantas pessoas irão responder ao seu convite por e-mail, é preferível assumir uma taxa elevada de resposta como 25%, porque normalmente é melhor começar por convidar menos pessoas do que muitas pessoas.

 

Fonte: SurveyMonkey

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